SALADA DE FRUTAS
Prof. Gilvan
e-mail: profpreto@gmail.com
blog:
profgilvanteixeira.blogspot.com.br
Apesar de estranho, o título acima vem ao encontro da
tentativa de reunir neste texto todos os temas apresentados pelos grupos do
Terceiro Ano do Ensino Médio do Instituto de Educação São Francisco, durante o
mês de outubro de 2013. Desafio complexo, contudo factível. O primeiro tema diz
respeito à cidadania. Os educandos
foram unânimes ao reconhecerem que ser cidadão pressupõe efetiva participação social,
onde direitos e deveres caminham juntos. Chamaram atenção para a visão que se
tinha sobre o termo na Grécia Antiga,
onde o que se via era o exercício da cidadania limitado a um grupo muito reduzido de pessoas. No que tange ao Brasil, os alunos fizeram memória do
período da Ditadura Militar
(1964-1985), onde o Estado cerceou muitos dos direitos básicos, adotando
práticas autoritárias. Foi abordado, ainda, acerca da atual Constituição brasileira, chamada de
“Cidadã”, enfatizando-se a distância entre a previsão legal e a realidade
vivenciada por enormes parcelas da população. Outro tema trabalhado pelos
grupos diz respeito à cidade. Foi
dito que ao longo da história as cidades foram crescendo e se tornando cada vez
mais complexas, especialmente a partir da Revolução
Industrial. Lembraram a importância do planejamento
frente à expansão dos centros urbanos, observando a enorme distância entre o
que se vê nos países desenvolvidos e nos
subdesenvolvidos. Ao contrário dos primeiros, no Sul – salvo exceções –
faltam investimentos no transporte, saúde, educação, saneamento básico, entre
outros. Trataram, também, acerca das chamadas “cidades globais”, além de diferenciarem as grandes metrópoles,
subdividindo-as em alfa, beta e gama. Reforçaram o conceito de Rede
Urbana, ou seja, a complexa “teia” de relação entre as áreas mais
urbanizadas. Quanto ao Brasil,
destacaram a cidade de São Paulo,
onde questões históricas, políticas e econômicas contribuíram para fazer
daquela metrópole uma referência não apenas nacional, mas mundial. Os grupos
trouxeram à tona, ainda, o sério problema da moradia no Brasil, problema este agravado pelo baixo poder
aquisitivo e pela especulação imobiliária, intensificando o clima de tensão e
contribuindo para a eclosão de movimentos que, mesmo à margem da lei, buscam redimensionar
áreas urbanas e rurais, quase sempre sem as mínimas condições de assentamento. Finalmente,
os grupos deram destaque para a capital gaúcha, onde fizeram menção aos
chamados “gargalos” que têm assolado
Porto Alegre, problemas como
saneamento, saúde, transporte, educação e segurança. Deixaram claro que o Poder
Público tem deixado a desejar em relação aos serviços prestados à coletividade,
acirrando o sentimento de insatisfação e desconfiança da população. Para coroar
as falas dos alunos, alguns grupos ficaram responsáveis por ilustrarem algumas
das questões trabalhadas em aula através de gráficos. Estes surgiram a partir de enquetes feitas junto aos
eleitores, reforçando a impressão já retratada ao longo das apresentações.
Fica o agradecimento a todos os grupos pelo esforço e
dedicação. Sugiro que estudem bastante e deem atenção especial aos termos em negrito. Havendo dúvidas,
contatar, preferencialmente, por e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário