Translate

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Pensamentos de janeiro (2021)

Para ter acesso às postagens originais (com imagens), acesse:

https://www.facebook.com/gilvan.andradeteixeira/?locale=pt_BR 

Finalmente, ela chegou! A passo de tartaruga, como é típico de um país que ainda lista entre os subdesenvolvidos (no Brasil, o que corre é a corrupção, o maldito "jeitinho", a apropriação do dinheiro público, os conluios políticos...), a vacina está aí. Não são poucos os que estão pousando para foto, buscando tirar proveito deste momento, sem dúvida, importante. A chegada da vacina não pode servir para apagar a memória de quem são os grandes inimigos desta nação. Não falam chinês, inglês, espanhol... Ao contrário, estão bem perto de ti, ocupando cargos e funções públicos. Apegam-se a mandatos, imunidades (soam como "impunidades"), estabilidades para manterem o triste e pérfido círculo vicioso da corrupção, que há muito vem carcomendo as estruturas deste arremedo de democracia, com imensuráveis prejuízos à população, especialmente aos mais pobres. (19/01/21)

Não são poucos os que criticam a demonização, a criminalização da política. Por certo é algo preocupante, pois que ela é a principal (única!) forma de construirmos uma sociedade melhor. Entretanto, a imagem negativa que a política hoje tem no país só será desconstruída a partir das boas práticas daqueles que ocupam os espaços públicos, em especial daqueles que detêm mandatos. Discursos, ainda que bem elaborados, já não têm o poder de convencimento. Urge vermos representantes que ajam, que pautem suas ações na ética e no respeito às expectativas criadas em período de campanha. (19/01/21)

Estava lendo o Capítulo 7 do livro de Atos. É a narrativa de Estêvão, pouco antes de ser apedrejado e morto, sobre as inúmeras mensagens trazidas pelos profetas, mensagens estas ignoradas pelo povo. Quantas vezes ouvimos, mas não entendemos? Quantas vezes entendemos, mas não aceitamos? Quantas vezes aceitamos, mas não mudamos e nem tampouco persistimos? (21/01/21)

O amor de Deus é incondicional. Por isso, és tão especial, independentemente de tua cor, opção sexual, gosto musical, credo, ideologia... Nossas diferenças podem e devem, algumas delas, suscitar a discussão e o embate de ideias, mas jamais criar muros que nos desumanizem. O céu é um espaço multicolorido, verdadeira aquarela onde todos são bem-vindos. Não fosse assim, Deus teria entregue seu amado Filho para morrer por TODOS nós? Portanto, tua vida importa, independente de tuas escolhas! (22/01/21)

Que o sangue das milhares de vítimas, não apenas da Covid-19, mas de todas as outras "epidemias", como a da violência e da fome, recaia sobre aqueles que, de forma intencional, fazem mal uso do dinheiro público. Recaia, ainda, sobre aqueles que, apesar da função ou cargo público que ocupam, reproduzem, fortalecem e perpetuam com sua ação/omissão os ignóbeis abusos que têm ceifado não apenas vidas, mas a esperança de dias melhores. Ante a letargia do Estado, seja - se necessário - usado o fórceps para apear do poder os amaldiçoados furúnculos que, despojados de ética e humanidade, escravizam nossa gente. (24/01/21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário