Translate

terça-feira, 1 de março de 2022

Pensamentos de dezembro (2021)

Para ter acesso às postagens originais (com imagens), acesse:

https://www.facebook.com/gilvan.andradeteixeira/?locale=pt_BR  

Metaverso! Assustador o caminho trilhado pela humanidade. Mal compreendemos o "verso", como pensar no que vai "além" dele? A quem interessa um mundo centrado numa "realidade" virtual? Uma "realidade" cada vez mais dissociada do mundo real. Uma "realidade" que está afundando o sujeito (ou será mero objeto?) num mundo onde a vida e a morte, os valores e a escassez deles, a fome e a fartura, a guerra e a paz, enfim, tudo pode ser criado e recriado, extinto e recomeçado a partir do umbigo de quem jura estar no controle da situação. Incontáveis são os que estão, solitários (muitas vezes, literalmente, em seus quartos, de tal forma enfiados em suas confortáveis cadeiras que já não sabemos o que é gente e o que é assento), no abismo de um mundo paralelo, sem nenhum compromisso com as dores e preocupações dos que "ainda" são de carne e osso. A conta bancária de algumas poucas empresas e pessoas cresce na mesma medida da depressão, da solidão, da dificuldade de lidar com a adversidade... O metaverso é a pá de terra que parece faltar para sepultar de vez qualquer vestígio de esperança. Uma abençoada semana (real) a vocês!

"Os mandamentos que hoje estou dando a vocês não são difíceis de entender, nem de cumprir. Não estão lá em cima, no céu, de modo que vocês perguntem: 'Quem subirá até o céu a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?'. Nem estão do outro lado do mar, de modo que perguntem: 'Quem atravessará o mar a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?'. Pelo contrário, os mandamentos estão aqui com vocês; vocês os guardam no coração e podem recitá-los e por isso devem cumpri-los (Deuteronômio, 30:11-14). Maravilhoso texto, sem dúvida. Quantos têm buscado o propósito de suas vidas em algo etéreo, descuidando por completo daquilo e daqueles que estão próximos? Idolatrar o que não se vê e ignorar quem se vê, soa como nada razoável. Antes os pobres, as viúvas, os órfãos e os descamisados do que aqueles que, em nome da fé, colocam jugos pesados sobre os ombros já combalidos de nossa gente. Guardemos os "mandamentos" (todos eles fundados no amor) no coração, pois que sublimes e caros, preciosos demais para serem negociados em troca de uma pretensa salvação. Beijo no coração!

Feliz 2022 para todos nós! Traga o ano que brota incontáveis alegrias, mas principalmente o talento necessário para percebê-las... Sim, cada dia que nasce, cada sorriso e abraço, cada rodada de chopp ou água mineral entre os amigos, cada gesto de carinho (ainda que tímido), cada movimento do diafragma a lembrar que estamos vivos, cada arroz com galinha das Gegês que, feito anjos, abrem as portas de suas casas para a todos acolherem, cada segredo contado a revelar confiança no outro, cada despertar do relógio a nos empurrar para labuta, cada pedido de perdão a acariciar o coração principalmente de quem o faz, cada palavra profética lançando bênção sobre quem está perto ou distante, cada puxão de orelha movido pelo amor... Enfim, motivos para estarmos alegres não faltam, porém precisamos percebê-los. Olhemos mais para a beleza da flor do que para seus espinhos. Quanto a estes, não os ignoremos, porém nos façam lembrar que são parte do conjunto da obra, indispensáveis portanto... Beijo no coração de todos vocês, são os votos deste singelo e grato amigo. Deus siga abençoando ricamente nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário