Translate

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Pensamentos de julho (2022)

Para ter acesso às postagens originais (com imagens), acesse:

https://www.facebook.com/gilvan.andradeteixeira/?locale=pt_BR  

Quais são as características ou virtudes esperadas para o exercício de um mandato? Ao que tudo indica nem o eleitor e nem, tampouco, os (pré)candidatos sabem. As redes sociais têm trazido algumas "figurinhas" que cheiram mal, fazendo lembrar o chorume sórdido associado ao domínio de algumas famílias que, historicamente, vem loteando importantes espaços públicos. Fazem da cidade um vergonhoso feudo, onde apenas os apadrinhados têm vez e voz. Importante lembrar a importância e poder do voto qualificado, consciente, pois somente por meio dele seremos capaz de avançarmos. Não venda e não troque teu voto por promessas, cargos ou quaisquer benesses pessoais, pois que o fazendo seguirás engrossando o mar de lama que condenas. Boa semana e beijo no coração!

Em quem votar? Difícil responder! Mais fácil identificar em quem NÃO VOTAR... Mantenha distância daqueles que, ano após ano, vêm "mamando" nos úberes do Poder Público. Mamam não apenas eles, mas um enorme séquito de familiares (pai, filho, irmão, cachorro, gato...) e "amigos" sustentados por meio de FGs e CCs pagos, a duras penas, pelo contribuinte. Não vote naqueles que já exerceram ou exercem mandatos sem terem contribuído de fato para melhoria da pólis. Não vote naqueles que carregam sobrenomes conhecidos de longa data, sobrenomes estes que fazem lembrar de tudo, menos o que é ético, justo e honesto. Não vote em quem anda de mãos dadas com o crime organizado. Não vote em quem faz uso de "empresas" fajutas para vencer licitações, surrupiando recursos públicos sem prestar o serviço esperado, deixando homens e mulheres a ver navios no que tange aos direitos trabalhistas. Não vote em quem faz da sua placa de igreja, seja ela qual for, trampolim eleitoreiro. Não vote em quem tem sua vida marcada pela mentira e pelo engodo. Não vote em quem faz de teu sofrimento (falta de leito, remédio, asfalto, lâmpada do poste, trabalho, vaga na escola, etc.) motivo para troca de favores. Não vote em quem troca de partido como quem troca de roupa, conforme as conveniências. Não vote em quem faz alianças espúrias em nome da "governabilidade". Não vote em quem tem sua "popularidade" assentada na aparência, esta facilmente criada e impulsionada pelas redes sociais. Não vote em quem tem seu discurso pautado no ódio em relação aos que alinham-se a outras vertentes ideológicas. Não vote em quem faz promessas milagrosas. Não vote em "salvadores da pátria". Não vote em quem responde a processos ou naquele que já recebeu condenação. Todos esses deméritos, acredite, dizem respeito a uma MINORIA, mas uma minoria que vem gerando sérios prejuízos à coletividade. Por meio de teu voto, dê um BASTA! Grande beijo no coração de vocês...

A democracia no Brasil está em risco? Definitivamente, não! Pode estar em risco o que inexiste? A Constituição de 1988, nascida sob um discurso de "redemocratização", tornou-se apenas mais uma obra de ficção. Acenou-se com transformações sociais que jamais chegaram. Saiu-se de um período de censura oficial e aberta, para um de aparente liberdade. Que liberdade? Pode haver liberdade em meio às mazelas existentes, onde a desigualdade é alimentada pela ação/omissão de um Estado a serviço de poucos? Não por acaso, por exemplo, o apelo do Judiciário para que se acredite no processo eleitoral não encontra o esperado eco. A desconfiança paira sobre todos os Poderes desta malfadada República (ou seria "republiqueta"?). É gritar "pega ladrão, não sobra um meu irmão", como diz uma antiga letra musical. As cartas do baralho estão viciadas e, neste jogo, o azar é sempre (principalmente) dos mais pobres. Sobra discurso, falta ação e coerência. Apesar do lamentável quadro, eventuais mudanças passam, necessária e obrigatoriamente, pelo voto. Façamos bom uso dele e, de preferência, lancemos para longe boa parte (outra parte, feito camaleão, consegue esconder-se quando ameaçada) da corja que há muito vem tomando de assalto as riquezas deste país. Beijo no coração!

"Eu te peço que abençoes os meus descendentes para que eles continuem a ter sempre a tua proteção. Tu, ó Senhor, os tens abençoado, e que a tua bênção esteja com eles para sempre" (1 Crônicas, 17:27). Profetizemos bênçãos para nossos filhos e filhas, pois a palavra que sai da boca tem poder. A boca profere aquilo que o coração está cheio. Cuidemos, portanto, com o que dizemos. Boa semana a todos nós!

Tenho visto, nos diversos níveis (federal, estadual e municipal), muitos candidatos pousando ao lado de líderes religiosos. O porquê já sabemos! Importante ressaltar que religião e Estado não devem se misturar, sob risco de confundirmos o papel do ente público com os interesses deste ou daquele grupo. A laicidade do Estado serve não apenas para proteger o interesse público, mas a segurança e o direito à liberdade de culto dos próprios fiéis. Portanto, desconfie dos reais e verdadeiros propósitos de quem faz da religião (seja qual for) degrau para alcançar o poder, em especial no Executivo, já que no Legislativo é natural que os que buscam eleger-se defendam seus respectivos nichos socioeconômicos. Beijo no coração de vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário