Translate

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ENIGMA



ENIGMA
blog: profgilvanteixeira.blogspot.com.br


Eis que a primavera corria solta em direção ao caloroso abraço do verão. Mal começara novembro e a sensação era de final de ano. Natal, Réveillon, férias, praia... Por mais que resistisse, bem sabia que antes do apagar das luzes de dois mil e doze, algumas pendências precisavam ser resolvidas. Passar de ano era uma delas.

Sentia-se pressionado. Química, Física, Matemática, Geografia... Provas e mais provas. Teria de enfrentar, ainda, ENEM, simulados, vestibular aqui e acolá. Família, tios, primos, amigos e até o cachorro, todos pareciam cobrá-lo. Tão cruel quanto à cobrança explícita, era aquela outra, a que se dava nas entrelinhas. Indiretas, olhares de canto, gestos suspeitos, sorrisos estreitos. Deboche ou exagero? A mais pura verdade ou peraltices de uma mente com mania de perseguição? O fato é que sofria. Sim, padecia por ele e pelos outros. Tinha clareza do quanto era sofrível para os pais pagarem a mensalidade. Quase um carro por ano! Mesmo que usado, era um valor e tanto. Pesava no orçamento e na consciência. Não pensassem fosse ele um insensível alienado. Doía-lhe lembrar que o carnê da escola descansava com tantos outros no fundo da gaveta, engrossando dívidas e endossando uma crise conjugal que parecia não ter fim.  

Tudo a sua volta parecia conspirar. O sono, há algum tempo não o visitava e quando o fazia, era inoportuno. As noites eram regadas a Coca-Cola e Trakinas. O latido dos cães ao longe misturava-se ao tec-tec do teclado. Verdadeiro zumbi. Uma multidão deles. Velhos, jovens, crianças... Homens, mulheres... Sarados, doentes... Comunicava-se com muitos, tudo ao mesmo tempo. Era um “comunicar” inteligível, apesar de imperfeito. Junto com a madrugada, avançavam também os ponteiros do velho relógio, herança da avó, pendurado ao fundo do corredor. Duas horas da manhã e nada de conseguir dormir. Logo viria o arrependimento, feito algoz, a cobrar cada minuto de sono perdido.

Um, dois períodos... Era o tempo que levava para, finalmente, se dar conta que a aula começara. Depois de recebida a falta por não ter respondido a chamada e após meia dúzia de reclamações do professor, aí sim o galo parecia cantar. Zoavam dele.  Sua distração era motivo de chacota. Engraçado para os colegas, irritante para os professores. Era tido por desleixado, preguiçoso, “largado”... O caderno por si já denunciava a quanto ia a vida do sujeito. Alguns rabiscos e nada mais. Temas incompletos, textos pela metade, provas não assinadas... Tinha de tudo naquela bagunça. Outro dia, uma professora jurara de pés juntos que vira uma traça a corroer, faceira, a capa do caderno do aluno. Ia de mal a pior.

Dias intermináveis os que, de um tempo para cá, vivia. Ganhara peso, assim como uma permanente tristeza. O olhar já há algum tempo não apresentava aquele brilho de outrora. A mãe já observara! Falara dos olhos caídos do guri (ora, já era quase um homem...). Drogas? Não. Paixão? Muito menos. A simples hipótese de uma depressão, mesmo que leve,  já mobilizara toda a família. Psicólogo, terapia familiar, até terreiro de umbanda. Nada dele recobrar o antigo sorriso e a tez do passado. Fora os gastos, nada mais. Sentia-se um verme, um nada!  

Enquanto isso, o tempo seguia sem dar trégua. As fatídicas datas das provas e entrega de trabalhos iam chegando, feito turbilhão. Com a proximidade do término do ano letivo, ia diminuindo a margem do jeitinho e da enganação. As manobras de antes já não encontravam eco. A hora da verdade chegava a passos largos. Com ela, o medo da reprovação. A reprimenda dos pais, as inevitáveis sanções, a crítica dos avós, a troca de escola, a distância dos amigos... O mundo parecia ter sido injusto e cruel com ele. A primavera, indiferente, seguia seu curso em direção à próxima estação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário