Translate

quarta-feira, 28 de maio de 2014

BRASIL: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS



BRASIL: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Prof. Gilvan
blog: profgilvanteixeira.blogspot.com.br



                O Brasil, por certo, é um país complexo. Contudo, pretende-se aqui traçar algumas de suas características mais marcantes, muito mais para fins didáticos do que com o objetivo de aprofundar – ou, menos ainda, esgotar – o assunto. O Brasil é, grosso modo, um país americano, tropical e subdesenvolvido. É “americano” por estar localizado na América. Ocupa no continente o terceiro lugar em tamanho (perdendo para o Canadá e os Estados Unidos, respectivamente), sendo, entretanto, o maior país da América Latina. O Brasil é, ainda, o quinto maior país da Terra.  

Por que “tropical”? Porque está localizado em quase sua totalidade na chamada Zona Intertropical (entre os trópicos de Câncer e Capricórnio), localização esta com profundas consequências, por exemplo, no clima (predominantemente, tropical) e na vegetação. Nosso país é cortado pela linha do Equador (mais ao norte) e pelo trópico de Capricórnio (mais ao sul), estando, portanto, localizado quase que totalmente no hemisfério sul e totalmente no hemisfério ocidental.

                Finalmente, o Brasil pode ser considerado um país “subdesenvolvido”. Você sabe o que isso significa? Apesar de estar entre as maiores economias do mundo, de possuir invejáveis recursos naturais (minérios, hidrografia privilegiada, vegetação exuberante, etc.), infelizmente a maioria da população segue à margem de uma boa qualidade de vida. Saúde, segurança, ensino, moradia, transporte, saneamento, etc., de qualidade são privilégio de uma pequena parcela de nossa gente. Impera no Brasil o desrespeito aos mais elementares direitos assegurados na Constituição, situação esta perpetuada por um Estado (governo) comprometido com os interesses de uma poderosa elite que, historicamente, busca – a todo custo – manter seus privilégios.

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário