Translate

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DISCURSO DE FORMATURA


DISCURSO DE FORMATURA DA EJA FIDEL ZANCHETTA (2014/2)
Prof. Gilvan
blog: profgilvanteixeira.blogspot.com.br


Boa noite!


Cumprimento a mesa e, ao fazê-lo, saúdo a todos aqui presentes: Mantenedora, Direção, Setores, professores, familiares e, de forma muito especial, meus queridos formandos. Desnecessário é dizer o quanto me sinto honrado em ter sido duplamente homenageado pelos alunos que, hoje, recebem, ainda que simbolicamente, o diploma de conclusão do Ensino Fundamental. A modalidade Ensino à Distância (EaD) Semipresencial da Escola Municipal Fidel Zanchetta vem produzindo bons frutos. Garante, por exemplo, o tempo necessário à pesquisa e planejamento colaborativo dos professores, aproxima os educandos das novas tecnologias indispensáveis ao mercado de trabalho e privilegia o aluno trabalhador interessado em agregar ao currículo não apenas um certificado, mas, sobretudo, experiências de vida.

Adoráveis alunos, este momento ímpar só se tornou possível graças, principalmente, ao sonho de cada um de vocês. Não um sonho qualquer, mas – como deveriam ser todos os sonhos – um sonho que nasce no coração, passa pelas veias e artérias, por todos os membros do corpo, até se transformar em algo encantadoramente real. Um sonho que foi sendo construído, passo a passo, ainda que, por vezes, com dificuldade. Um sonho que, talvez, os obrigou abrir mão, ainda que temporariamente, da família, do lazer ou de algumas horas de sono. Um sonho que envolveu disposição e paixão, afinal sem esta o sonho perde muito de sua graça. Um sonho não apenas de vocês, mas também nosso. Qual é o verdadeiro professor que não sofre, com alguma intensidade, com a dor de vocês, que não se torna cúmplice dos anseios de seus alunos? Qual é o bom professor que não se emociona com o brilho no olhar do aluno que aprende ou com o suspiro daquele que ainda tenta aprender? Tal qual o pastor zeloso, o professor chora quando vê um dos seus alunos abandonar o aprisco e se alegra ao ver que a ovelha desgarrada retornou à escola. O aluno está para o professor, assim como o néctar para o beija-flor. São vocês, meus queridos educandos, que dão sentido à tarefa de educar.

Sei que falo também em nome de todos os demais professores e funcionários da EMEF Fidel Zanchetta, ao desejar a cada um de vocês, formandos, muito sucesso. Façam bom uso daquilo que aprenderam. Busquem, assim como o sal, dar sabor à Terra. Sejam éticos, verdadeiros, honestos, trabalhadores e sirvam de exemplo. Não parem por aqui, sigam estudando, galgando não apenas títulos e certificados, mas, sobretudo, espaços de verdadeira participação na comunidade, de maneira a contribuírem na construção de uma sociedade menos desigual, menos violenta, mais fraterna e muito, muito mais feliz. Parabéns e muito obrigado a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário