Translate

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

BONS FRUTOS



BONS FRUTOS
Gilvan
blog: profgilvanteixeira.blogspot.com.br


                Filhos são uma bênção. Filhos bons são uma bênção maior ainda. Fui, portanto, duplamente abençoado. Ontem, dezenove de dezembro de dois mil e doze, foi um momento especial, pois vi minha filha finalizando o Ensino Fundamental. Mais do que isso. Formando-se na Escola onde também estudei e, há mais de vinte anos, trabalho. Novamente, duplamente abençoado! Filhos bons são como bons frutos. Saudáveis do ponto de vista moral e ético – infelizmente, nem sempre do ponto de vista físico... –; doces ou nem tanto, mas autênticos, sem os “agrotóxicos” e perfumarias do mercado. Filhos bons não são “bichados”. O conteúdo e interior deles combinam com o “invólucro”. São, portanto, confiáveis. Valem muito. Como preciosidades, são disputados e apreciados. Filhos bons, assim como bons frutos, não foram criados para serem lançados nas “lixeiras” da vida, onde proliferam as drogas, o descaminho, a promiscuidade e a escassez de limites. Filhos bons são motivos de orgulho. Por isso, estou assim... Orgulhoso. Faltam palavras, bem sei, mas sobra alegria. Como foi bom ver minha primogênita recebendo os louros da vitória. Dela, da família e da Escola. A formatura é, por paradoxal que possa parecer, feito o nascimento. Este é a coroação de uma relação de amor e afeto. Aquela é o ápice de uma relação, também, de amor e de afeto, ambos ingredientes indispensáveis no processo ensino-aprendizagem. Minha filha é fruto do amor. Amor dos pais, que educam, e dos professores que, feito os pais, zelam e cuidam durante horas, dias, semanas, anos... Mais do que um rito de passagem, a Formatura é uma consagração. É momento de reflexão, mas, sobretudo, de agradecimento. Por certo, representa também uma espécie de “fratura” (talvez nem tanto, sequer uma luxaçãozinha), um rompimento com o as coisas de criança...  Quem diria! Ainda ontem, minha guria não passava de uma criança. Hoje, uma moça. Linda, inteligente, maravilhosa... Que venha o Ensino Médio! Que venham novos colegas, amigos, experiências e responsabilidades. Estas crescem com o passar dos anos. Parece, só parece, uma equação simples: mais liberdade é (ao menos, deve ser) produto da responsabilidade multiplicada pela idade. O resultado não pode ser outro. Bons frutos. Olhem só, eles aqui novamente! Parabéns à minha filha pelo ótimo desempenho no Ensino Fundamental! Parabéns à família (aqui compreendida numa forma extensiva, onde pais e irmãos foram, juntamente com a avó Geci e a tia Fafá, fundamentais na árdua tarefa de cuidar e educar)! Parabéns ao Instituto de Educação São Francisco, em especial seus professores (meus colegas!), pela acolhida e formação intelectual de minha eterna guria. Formação não apenas intelectual, é verdade, mas também formação e reforço de valores cultivados no seio familiar. Parabéns aos colegas de minha filha, em especial àquelas amigas mais próximas dela. Amizade que, acredito, seguirá ainda por muito tempo... Apesar da distância. Apesar dos caminhos percorridos. Apesar das decisões tomadas. Afinal, amigos de verdade, são como filhos bons. Geram bons frutos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário