Translate

quarta-feira, 28 de maio de 2014

OS SETORES DA ECONOMIA NO CONTINENTE EUROPEU


OS SETORES DA ECONOMIA
Gilvan Teixeira
blog: profgilvanteixeira.blogspot.com.br


                Grosso modo, é possível afirmarmos – conforme discutimos no último encontro – serem três os “setores” da economia. Antes, porém, vamos relembrar o que é mesmo “economia”? O conceito por nós utilizado em aula associa o termo à ideia de qualquer atividade lícita voltada à sobrevivência e, por vezes, obtenção de lucro. Assim, é possível afirmarmos que nem tudo que compõe a economia deste país compõe a de outro, certo? Existem atividades que no Brasil são lícitas e fora dele não o são ou vice-versa.

                O Setor Primário é formado pela agricultura, pecuária, bem como pelos extrativismos vegetal e animal. Vale lembrar, ainda, que existem alguns tipos de agricultura e pecuária, por exemplo. A agricultura de subsistência é aquela caracterizada, via de regra, pelo trabalho familiar e emprego de técnicas bastante rudimentares (arado de boi, enxada, etc.), enquanto a agricultura comercial tem seu foco na venda daquilo que é cultivado, muitas vezes assentada na utilização de técnicas e máquinas modernas de plantio e de colheita. A pecuária, por sua vez, pode ser classificada em “intensiva” e “extensiva”. A primeira delas diz respeito à criação de animais mediante o uso de moderna tecnologia, como a engenharia genética, a biotecnologia, a inseminação artificial, entre outras. Já a pecuária extensiva é aquela, muito comum nos países subdesenvolvidos, onde a criação se dá de forma primitiva, tendo por consequência, quase sempre, a baixa produtividade. Os extrativismos vegetal e animal, como já dito, também fazem parte do Setor Primário. O extrativismo, só para relembrar, é toda atividade que retira da natureza sem ter colocado como, por exemplo, a pesca em meio ao rio ou a retirada do látex junto às seringueiras. No Brasil, conforme a época e a espécie, a pesca e a caça, por exemplo, são permitidas ou não.

                O Setor Secundário, por sua vez, diz respeito, basicamente, à indústria e ao extrativismo mineral. Por que este último insere-se no Secundário e não no Primário? Porque depende de um processo de transformação, sendo que – em regra – somente a partir daí é que passa a ter valor econômico. Finalmente, o Setor Terciário engloba o comércio e a prestação de serviços. Vale lembrar que, normalmente, este Setor está diretamente ligado ao Secundário. Países bastante industrializados, muito comumente, têm um Setor Terciário bastante rico e diversificado. Já nos países pouco industrializados, quase sempre subdesenvolvidos, o Terciário deixa a desejar.

                A Europa, como temos visto em nossas aulas, é um continente com um número significativo de países desenvolvidos, onde o Setor Secundário (acompanhado do Terciário) merece destaque, enquanto o Setor Primário caracteriza-se por ser do tipo “intensivo”, ou seja, altamente produtivo, graças ao uso de moderna tecnologia.  


6 comentários:

  1. Muito obg mesmo vlw tem como passar uma introdução e uma conclusão pq maioria das pessoas pegar para trabalhos escolares

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. O texto acima está um pouco desatualizado. Vou reescrevê-lo e postá-lo, certo? Grande abraço.

    ResponderExcluir