Translate

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

COMEÇAR DE NOVO



COMEÇAR DE NOVO...
Gilvan Teixeira
blog: profgilvanteixeira.blogspot.com.br


Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Ter me rebelado, ter me debatido
Ter me machucado, ter sobrevivido
Ter virado a mesa, ter me conhecido
Ter virado o barco, ter me socorrido.
(Ivan Lins)



                Mais um ano letivo! Momento de rever colegas e professores. A vontade, mesmo que disfarçada, de mostrar a mochila nova, os cadernos de capa dura, o tênis da hora, o bronzeado nem sempre adquirido na praia, o corpo sarado... Não mais do que dois meses de férias. Tempo suficiente para escancarar o “tiro” na estatura de muitos. Ainda ontem, um piá, franzino e pequeno. Hoje, um baita guri. Duvidar, ultrapassou quem o gerou. Misto de empolgação e suspense, perpassado pelo “friozinho” na barriga. Como estou? Como estão os outros? Qual será minha turma e quem serão meus colegas? Necessidade, natural, de aceitação e pertencimento. Sentimento tão antigo quanto o de fixar as listas de chamada em alguns pontos estratégicos da escola. O agito do primeiro dia de aula contrasta com o olhar perdido do aluno novo. Para este, tudo é novidade: a palavra do Diretor, a bênção do Padre, os avisos da Disciplina... Alguns mal conseguem esperar o ingresso na sala. Quem será o Regente? Onde sentarei? Quem serão os professores? Vão-se os anos, os sentimentos teimam em serem os mesmos. Prova inconteste de que temos em comum com os outros – mesmo que separados por gerações – muito mais do que, às vezes, imaginamos. Afinal, somos humanos. Descendemos da mesma cepa. Precisamos, portanto, uns dos outros. É o “outro” que nos completa, nos constitui, nos dá forma. Sem “ele”, não existimos. Sequer somos ilha, pois que esta só existe se rodeada pelo oceano. Ah, que beleza é a escola! Quanta vida! O burburinho, o ti-ti-ti, a algazarra no pátio atestam o viço que corre em todas aquelas veias e artérias. O coração se enche não apenas de sangue, mas de alegria e de esperança. Querelas do passado e animosidades pretéritas se dissipam. É tempo de perdão, de amor... É tempo de apostar no irmão, pois assim o fazendo se aposta em si mesmo. No pátio da escola, o que conta é o currículo dito oculto, tangenciado pela amizade e pela cumplicidade sadia. Bem-vindo todos os convidados, pais, alunos e funcionários. São vocês, somos nós, que atribuímos sentido à escola. Bom ano letivo a todos!

Veja também: http://www.sinepe-rs.org.br/core.php?snippet=artigos_interna&id=18948
Leia ainda: 
http://www.institutosaofrancisco.com.br/site/artigos_visualizar.php?artigo_autenticacao_=0e42a0c5e07c2664c5997cc0668c42d1

Nenhum comentário:

Postar um comentário