Os alunos formarão grupos de, no máximo, quatro integrantes. Deverá ser lido o texto a seguir:
https://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=11965&sid=29
Após leitura do texto acima, deverá ser respondido:
a) Quem é Roberto DaMatta?
b) "Foi nesta época [anos 1960 e 70], em meio a um ambiente tão adverso e repressivo da Ditadura Militar, que Roberto DaMatta encontrou terreno fértil para suas ideias". Cite algumas dessas "adversidades".
c) Por que, na ótica de DaMatta, os "rituais" - como o Carnaval - são tão importantes?
d) "A potência carnavalesca diminuiu, porque ela pode se realizar agora". Explique a afirmação de DaMatta, tentando identificar a que "potência" ele se refere.
e) O "você sabe com quem está falando?" e o "jeitinho" brasileiro são, por assim dizer, faces da mesma moeda. Justifique a afirmação.
f) Dê exemplos do "você sabe com quem está falando?" e do "jeitinho" brasileiro. Ilustre a resposta com um artigo ou matéria jornalística.
A presente Atividade deverá ser feita em folha separada, devidamente identificada (nomes dos integrantes, turma e data) e entregue ao término do período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário