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quarta-feira, 21 de agosto de 2024

GABARITO PROVA GEOGRAFIA TURMA 11 SF SANTA FAMÍLIA

OBS: Em vermelho, as afirmações falsas. Caso aluno tenha interesse em aprofundar, contatar Professor por e-mail (profpreto@gmail.com).

 

 

01.  Analise as imagens a seguir:

 

A partir do trecho da obra de Harari e de nossas aulas, analise as afirmações:

I- Segundo muitos, a humanidade vem – em alguns aspectos – involuindo, gerando sérios prejuízos a ela mesma e ao meio ambiente.

II- O trecho acima transparece a ideia de que a natureza seguirá o seu curso, independente das ações humanas.

III- Resta claro que a falta de diálogo é cultural, prova disso é que no Brasil – ao contrário dos países ditos desenvolvidos – prevalece a bipolaridade entre “esquerda” e “direita”, “republicano” e “democrata”, “abortistas” e “não abortistas”, etc..

Quanto às afirmações acima, é correto dizer: somente I e II são verdadeiras.

 

02.  Analise a figura abaixo:

 

A partir da figura acima e com base nas aulas, analise as afirmações:

I-  A faixa 3 corresponde ao manto, onde as temperaturas são superiores à faixa 4.

II-   A faixa 2 corresponde à crosta, onde as temperaturas são inferiores à faixa 3.

III- A faixa 4 corresponde ao núcleo interno, onde as temperaturas são superiores à faixa 2.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer: somente I e II são falsas.

 

03.  Leia o texto abaixo (autoria: Giovanna Prates – turma 11 de 2023):

Na minha opinião o conceito de “involução” em relação ao progresso humano é um assunto controverso e [...].

A partir do texto acima e com base nas aulas de Geografia, analise as afirmações abaixo:

I- A involução, sob a ótica do texto e das aulas de Geografia, é vista como inegável e incontroversa, problema este resultante da tecnologia em si, fazendo do ser humano vítima da Inteligência Artificial.

II- A involução, sob a ótica do texto e das aulas de Geografia, guarda relação sobretudo com a forma como o ser humano lida com o outro, com a natureza e com as ferramentas por ele mesmo produzidas.

III- Os fenômenos climáticos e tectônicos, por exemplo, nasceram e são resultantes da involução humana, conforme se depreende do texto e das aulas de Geografia.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer: somente I e III são falsas.

 

04.  Analise a imagem abaixo:

 

A partir da figura ao lado e com base nas aulas de Geografia, analise as afirmações:

I- De baixo para cima, temos os movimentos transformante, convergente e divergente.

II- De baixo para cima, temos os movimentos convergente, transformante e divergente.

III- O Brasil situa-se sobre uma única placa, a de Nazca, o que ajuda a explicar o porquê da não incidência de grandes abalos sísmicos em nosso país.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer: somente I e III são falsas.

 

 

05.  Analise o gráfico a seguir (Fonte: http://fontehidrica.blogspot.com/):

 

 

A partir da imagem acima e com base nas aulas, é correto afirmar:

I- A água é um recurso natural pouco abundante na Terra. 

II- A água doce líquida superficial é um recurso pouco abundante na Terra levando-se em conta a demanda e distribuição irregular da mesma. 

III- A maior parte da água doce na Terra aparece sob a forma de gelo e calotas polares.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer: somente II e III são verdadeiras.

 

 

06. Observe a imagem abaixo (fonte: https://www12.senado.leg.br/):

 

A partir da imagem acima e com base nas aulas, é correto afirmar:

I- O Brasil é um país privilegiado – comparado à maioria – no que diz respeito à quantidade de água doce líquida disponível, seja na forma superficial ou subterrânea.

II- O principal setor responsável pelo consumo da água doce no Brasil é a agricultura. 

III- O abastecimento urbano é responsável apenas por 8,7% do consumo de água doce no Brasil, confirmando a convicção de que não o homem, mas os animais e vegetais devem ser responsabilizados, inclusive no âmbito jurídico, pelo consumo exagerado e desperdício de água no planeta.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer: somente I e II são verdadeiras.

 

 

07.  (UFPB 2009) As curvas de nível são projeções altimétricas que permitem a leitura e percepção do relevo que se quer estudar. Nesse sentido, considere a carta de curvas de nível representada a seguir e observe o quadro do pintor Volpi. (Fonte: https://www.infoescola.com/ )

Em uma situação hipotética, para pintar esse quadro, Volpi deveria estar posicionado a uma determinada altitude para conseguir representar o mar. Com base na carta e no quadro, é correto afirmar que ele, supostamente, se posicionaria no: a) P1.

 

08.  (IFTM 2018) O Brasil possui uma das mais extensas e diversificadas redes fluviais do mundo, dividida em 12 regiões hidrográficas: Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia, Bacia do Paraguai, Bacia Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Paraná, Bacia do Parnaíba, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Atlântico Sul e Bacia do Uruguai.

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/meioambiente/2009/10/rios-e-bacias-do-brasil-formam-uma-dasmaiores-redes-fluviais-do-mundo. Adaptado. Acesso em: 16 de out de 2018.

Marque a alternativa que apresenta apenas as bacias hidrográficas que banham a Região Centro-Oeste. (Fonte: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/ )

a) Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, Amazônica.

 

 

09.                Observe o mapa com atenção (fonte: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/ ):

 

 

O rio __________ é o de maior extensão no mundo, tendo sua _________ no Peru e sua _______ no norte do território brasileiro. Entre seus ___________, o Madeira, em sua margem ____________. A alternativa que melhor preenche as lacunas é:

d) Amazonas – nascente – foz – afluentes – direita;

 

 

10.                Analise, com atenção, as seguintes afirmações:

I- O Atlântico, importante oceano sob o ponto de vista econômico, banha a costa oeste do Brasil.

II- O Pacífico, mais extenso e profundo oceano da Terra, banha a Índia e a costa oeste da Austrália.

III- O Índico, oceano “tropical”, tem grande influência sobre o clima de monções.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer: somente I e II são falsas.

 

 

11.  Analise as informações abaixo:

I- São exemplos de mares “mediterrâneos”, o Vermelho e o Negro. Já o Cáspio e o Morto são “fechados”.

II- As correntes marítimas exercem grande influência sobre o clima. As que têm origem nas baixas latitudes tendem a diminuir a temperatura, enquanto as que vêm das altas latitudes tendem a aumentá-la.

III- O Mediterrâneo é exemplo de mar “interior”, banhando as costas africana, europeia e asiática.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer: somente I e III são verdadeiras.

 

 


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