Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Teste seus conhecimentos - Filosofia - turma 11 - São Francisco - Santa Família

 

01. Leia as afirmações abaixo:

I- A Filosofia é definida como a ciência que estuda o pensamento e existência humanos, à margem da análise racional.

II- A Filosofia, segundo Heidegger, busca a “desconstrução” das nossas certezas.

III- A Filosofia, sob a ótica de Heidegger, tende ao recrudescimento do senso comum, em prejuízo da subversão do pensamento.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer:

a) somente I e II são falsas;

b) somente I e III são falsas;

c) somente II e III são falsas;

d) I, II e III são verdadeiras;

e) I, II e III são falsas.

 

02. Leia as afirmações a seguir:

I- O processo de construção do conhecimento assentado na “análise” e na “síntese” vem ao encontro do pensamento filosófico.  

II- A origem do pensamento humano deu-se na Grécia Antiga, onde a Filosofia sepultou definitiva e completamente a experiência religiosa.

III- A mitologia teve importante papel na busca de respostas aos dilemas da existência humana.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer:

a) somente I e II são verdadeiras;

b) somente II e III são verdadeiras;

c) somente I e III são verdadeiras;

d) I, II e III são verdadeiras;

e) I, II e III são falsas.

 

03. Leia o texto a seguir:

Por considerar a raça humana irremediavelmente perdida e cheia de defeitos, Zeus, o soberano dos deuses, resolveu acabar com ela. Para isso, provocou um dilúvio no mundo para afogar a humanidade. Apenas o casal formado por Deucalião e Pirra seria poupado, em virtude de sua bondade. Zeus os aconselhou a construírem uma arca e se abrigarem nela. Depois de flutuar nove dias e nove noites, sobre as águas da tormenta, a arca parou no topo de uma montanha, onde o casal desembarcou. Quando as águas baixaram, apareceu Hermes, o mensageiro de Zeus, e lhes disse que o soberano satisfaria qualquer desejo dos dois. Deucalião lhe disse que queriam ter amigos. Hermes determinou que ambos jogassem por cima dos ombros pedras recolhidas do chão. As pedras jogadas por Deucalião se transformaram em homens ao atingir o solo. As pedras de Pirra tornaram-se mulheres e, assim, o mundo foi repovoado. (Fonte: https://educacao.uol.com.br)

 

A partir do texto acima e com base nas aulas, leia as afirmações abaixo:

I- A mitologia grega, ao contrário da mitologia de outros povos (germânicos, indígenas, africanos, etc.), buscava explicar a origem da humanidade.  

II- O mundo ocidental, especialmente por meio do judaísmo e cristianismo, distanciou-se por completo do pensamento grego.

III- A Filosofia, no momento que se estabelece a “ciência” encerra seu papel na busca da(s) verdade(s).

Quanto às afirmações acima, é correto dizer:

a) somente I e II são verdadeiras;

b) somente I e III são verdadeiras;

c) somente II e III são verdadeiras;

d) I, II e III são verdadeiras;

e) I, II e III são falsas.

 

04. Observe a imagem abaixo:

A Simbologia do Mito da Caverna de Platão para nós cristãos :: CAVALEIROS  TEMPLÁRIOS SOTI

A partir da imagem acima e com base nas aulas, é correto afirmar:

I- O “mito da caverna”, de Sócrates, traz como ideia central o papel da razão e da lógica na perpetuação do senso comum.

II- Segundo Platão, a Filosofia – a partir do pensamento lógico e racional – tende a romper com o senso comum, este último quase sempre assentado na alienação e ignorância.

III- Para Platão, importante pensador medieval, a “caverna” é o espaço mais adequado à proteção e desenvolvimento do pensamento lógico-racional.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer:

a) somente I e II são falsas;

b) somente I e III são falsas;

c) somente II e III são falsas;

d) I, II e III são verdadeiras;

e) I, II e III são falsas.

 

05. Leia as afirmações abaixo:

I- Descartes, Maquiavel e Montesquieu, todos eles pensadores renascentistas, tinham em comum a defesa de uma Monarquia assentada no poder absoluto do rei.

II- Karl Marx, antecessor de Hobbes, via o Socialismo inglês como única forma de superação da luta de classes e fim do governo proletário.

III- O embate de ideias e pontos de vista – segundo a Filosofia – compromete o diálogo e prejudica a construção de uma sociedade democrática.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer:

a) somente I e II são falsas;

b) somente I e III são falsas;

c) somente II e III são falsas;

d) I, II e III são verdadeiras;

e) I, II e III são falsas.

 

06. Leia as afirmações abaixo:

I- A “programação genética” no homem – diferentemente dos demais animais e vegetais – prepondera sobre a capacidade simbólica.

II- Segundo Fernando Savater, com a dotação genética o homem recebe a capacidade inata de levar a cabo comportamentos não inatos.

III- A capacidade simbólica guarda relação com importantes valores, como a ética, solidariedade, responsabilidade, respeito e resiliência.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer:

a) somente I e II são verdadeiras;

b) somente I e III são verdadeiras;

c) somente II e III são verdadeiras;

d) I, II e III são verdadeiras;

e) I, II e III são falsas.

 

07. No que diz respeito à liberdade de ação, assinale a melhor alternativa:

a) não é absoluta e nem tampouco nula;

b) não é absoluta, mas é nula;

c) é absoluta, mas não é nula;

d) é absoluta e nula;

e) todas as alternativas.   

 

08. Complete as lacunas no texto a seguir:

Para ele, numa situação em que chamava de ___________ (um conceito que se refere a uma sociedade sem Estado, sem leis) prevalecia uma ____________________. Se voltássemos a um passado remoto, antes de a humanidade criar governos e outras formas de controlar a liberdade dos indivíduos, veríamos que os maiores inimigos do homem  ________os animais selvagens ou a natureza. ___________ dizia que, no estado de natureza, o homem é o lobo do homem. (Fonte: https://filosofianaescola.com).

A alternativa que melhor preenche os espaços acima é:

a) estado de natureza – paz social – eram – Marx;

b) estado de humanidade – guerra das elites contra os pobres – eram – Marx;

c) estado de humanidade – paz social – não eram – Hobbes;

d) estado de natureza – guerra de todos contra todos – não eram – Hobbes;

e) estado de natureza – paz social – eram – Hobbes.   

 

09. Complete as lacunas no texto a seguir:

Enquanto Michelângelo esculpia Davi e Da Vinci pintava a Mona Lisa, ___________ mostrava o outro lado da Itália Renascentista, uma região _____________. A Itália estava dividida em províncias que se digladiavam entre si. É nesse contexto que o pensador concebe a ideia de uma estabilidade política que não emana de Deus, ou de sistemas políticos, mas de governantes que saibam se manter no poder num mundo de incertezas. (Fonte: https://super.abril.com.br)

 

A alternativa que melhor preenche os espaços acima é:

a) Maquiavel – tranquila e instável;

b) Maquiavel – violenta e instável;

c) Hobbes – tranquila e estável;

d) Montesquieu – tranquila e estável;

e) Montesquieu – violenta e estável;

 

10. Leia o texto a seguir:

Althusser afirma que, para que a produção sobreviva, é necessário que ela faça a reprodução dos meios de produção. Tais meios de produção são formados pelas forças produtivas e pelas relações de produção existentes. A reprodução da força de trabalho se dá fora da empresa, e o meio material pelo qual ela se reproduz é o salário. Assim, o salário é indispensável para a reconstituição da força de trabalho do assalariado (vestimentas, alimentação, etc.), e também é indispensável à educação das crianças.

Contudo, não basta apenas fazer com que a força de trabalho se reproduza: ela deve ser capaz de manusear as máquinas e equipamentos da empresa. Esta qualificação ocorre através do sistema escolar capitalista, e é aqui – principalmente – que entra a ideia de aparelho ideológico do estado. Na escola, além de ler e escrever, aprende-se também as regras do bom comportamento, ou seja, aprende-se a ser submisso à ordem vigente, fazendo com que os operários sejam submissos em relação à ideologia dominante. Além da escola, também a Igreja e outros aparelhos, como o Exército, são aparelhos ideológicos do Estado. Eles dominam não pelo uso da força, e sim pelo uso da ideologia para manter a classe dominante no poder. (Fonte: https://profmatheus.com/2009/10/31/os-aparelhos-ideologicos-do-estado/)

A partir do texto acima e com base nas aulas, leia as afirmações abaixo:

I- O pensamento do autor mencionado no texto coaduna-se ao pensamento liberal, opondo-se sobretudo ao marxismo.

II- Segundo Althusser, a escola – diferentemente da igreja e do exército – não representa um aparelho ideológico do Estado.  

III- A escola – segundo o pensamento de Althusser – serve para “domesticar” os corpos, servindo portanto aos interesses das classes dominantes.

Quanto às afirmações acima, é correto dizer:

a) somente I e II são falsas;

b) somente I e III são falsas;

c) somente II e III são falsas;

d) I, II e III são verdadeiras;

e) I, II e III são falsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário