01. Leia as
afirmações abaixo:
I- A Filosofia é
definida como a ciência que estuda o pensamento e existência humanos, à margem
da análise racional.
II- A Filosofia,
segundo Heidegger, busca a “desconstrução” das nossas certezas.
III- A Filosofia, sob
a ótica de Heidegger, tende ao recrudescimento do senso comum, em prejuízo da
subversão do pensamento.
Quanto às
afirmações acima, é correto dizer:
a) somente I e
II são falsas; b) somente I e
III são falsas; c) somente II e
III são falsas; |
d) I, II e III
são verdadeiras; e) I, II e III
são falsas. |
02. Leia as
afirmações a seguir:
I- O processo de
construção do conhecimento assentado na “análise” e na “síntese” vem ao
encontro do pensamento filosófico.
II- A origem do
pensamento humano deu-se na Grécia Antiga, onde a Filosofia sepultou definitiva
e completamente a experiência religiosa.
III- A mitologia
teve importante papel na busca de respostas aos dilemas da existência humana.
Quanto às
afirmações acima, é correto dizer:
a) somente I e
II são verdadeiras; b) somente II e
III são verdadeiras; c) somente I e
III são verdadeiras; |
d) I, II e III
são verdadeiras; e) I, II e III
são falsas. |
03. Leia o texto a
seguir:
Por
considerar a raça humana irremediavelmente perdida e cheia de defeitos, Zeus, o
soberano dos deuses, resolveu acabar com ela. Para isso, provocou um dilúvio no
mundo para afogar a humanidade. Apenas o casal formado por Deucalião e Pirra
seria poupado, em virtude de sua bondade. Zeus os aconselhou a construírem uma
arca e se abrigarem nela. Depois de flutuar nove dias e nove noites, sobre as
águas da tormenta, a arca parou no topo de uma montanha, onde o casal
desembarcou. Quando as águas baixaram, apareceu Hermes, o mensageiro de Zeus, e
lhes disse que o soberano satisfaria qualquer desejo dos dois. Deucalião lhe
disse que queriam ter amigos. Hermes determinou que ambos jogassem por cima dos
ombros pedras recolhidas do chão. As pedras jogadas por Deucalião se
transformaram em homens ao atingir o solo. As pedras de Pirra tornaram-se
mulheres e, assim, o mundo foi repovoado. (Fonte: https://educacao.uol.com.br)
A partir do texto
acima e com base nas aulas, leia as afirmações abaixo:
I- A mitologia
grega, ao contrário da mitologia de outros povos (germânicos, indígenas,
africanos, etc.), buscava explicar a origem da humanidade.
II- O mundo
ocidental, especialmente por meio do judaísmo e cristianismo, distanciou-se por
completo do pensamento grego.
III- A Filosofia,
no momento que se estabelece a “ciência” encerra seu papel na busca da(s)
verdade(s).
Quanto às
afirmações acima, é correto dizer:
a) somente I e
II são verdadeiras; b) somente I e
III são verdadeiras; c) somente II e
III são verdadeiras; |
d) I, II e III
são verdadeiras; e) I, II e III
são falsas. |
04. Observe
a imagem abaixo:
A partir da imagem
acima e com base nas aulas, é correto afirmar:
I- O “mito da
caverna”, de Sócrates, traz como ideia central o papel da razão e da lógica na
perpetuação do senso comum.
II- Segundo
Platão, a Filosofia – a partir do pensamento lógico e racional – tende a romper
com o senso comum, este último quase sempre assentado na alienação e ignorância.
III- Para Platão,
importante pensador medieval, a “caverna” é o espaço mais adequado à proteção e
desenvolvimento do pensamento lógico-racional.
Quanto às
afirmações acima, é correto dizer:
a) somente I e
II são falsas; b) somente I e
III são falsas; c) somente II e
III são falsas; |
d) I, II e III
são verdadeiras; e) I, II e III
são falsas. |
05. Leia
as afirmações abaixo:
I- Descartes, Maquiavel
e Montesquieu, todos eles pensadores renascentistas, tinham em comum a defesa
de uma Monarquia assentada no poder absoluto do rei.
II- Karl Marx,
antecessor de Hobbes, via o Socialismo inglês como única forma de superação da
luta de classes e fim do governo proletário.
III- O embate de
ideias e pontos de vista – segundo a Filosofia – compromete o diálogo e
prejudica a construção de uma sociedade democrática.
Quanto às
afirmações acima, é correto dizer:
a) somente I e
II são falsas; b) somente I e
III são falsas; c) somente II e
III são falsas; |
d) I, II e III
são verdadeiras; e) I, II e III
são falsas. |
06. Leia
as afirmações abaixo:
I- A “programação
genética” no homem – diferentemente dos demais animais e vegetais – prepondera
sobre a capacidade simbólica.
II- Segundo
Fernando Savater, com a dotação genética o homem recebe a capacidade inata de
levar a cabo comportamentos não inatos.
III- A capacidade
simbólica guarda relação com importantes valores, como a ética, solidariedade,
responsabilidade, respeito e resiliência.
Quanto às
afirmações acima, é correto dizer:
a) somente I e
II são verdadeiras; b) somente I e
III são verdadeiras; c) somente II e
III são verdadeiras; |
d) I, II e III
são verdadeiras; e) I, II e III
são falsas. |
07. No que diz respeito à liberdade de ação, assinale a melhor
alternativa:
a) não é absoluta e nem tampouco nula;
b) não é absoluta, mas é nula;
c) é absoluta, mas não é nula;
d) é absoluta e nula;
e) todas as alternativas.
08. Complete as
lacunas no texto a seguir:
Para ele, numa situação em que chamava de ___________ (um
conceito que se refere a uma sociedade sem Estado, sem leis) prevalecia
uma ____________________. Se voltássemos a um passado remoto,
antes de a humanidade criar governos e outras formas de controlar a liberdade
dos indivíduos, veríamos que os maiores inimigos do homem ________os
animais selvagens ou a natureza. ___________ dizia que, no estado de
natureza, o homem é o lobo do homem. (Fonte: https://filosofianaescola.com).
A alternativa que melhor
preenche os espaços acima é:
a) estado de natureza – paz social – eram – Marx;
b) estado de humanidade – guerra das elites contra os pobres – eram – Marx;
c) estado de humanidade – paz social – não eram – Hobbes;
d) estado de natureza – guerra de todos contra todos – não eram – Hobbes;
e) estado de natureza – paz social – eram – Hobbes.
09. Complete as
lacunas no texto a seguir:
Enquanto Michelângelo esculpia Davi e Da Vinci pintava a Mona
Lisa, ___________ mostrava o outro lado da Itália Renascentista, uma região _____________.
A Itália estava dividida em províncias que se digladiavam entre si. É nesse
contexto que o pensador concebe a ideia de uma estabilidade política que não
emana de Deus, ou de sistemas políticos, mas de governantes que saibam se
manter no poder num mundo de incertezas. (Fonte: https://super.abril.com.br)
A alternativa que
melhor preenche os espaços acima é:
a) Maquiavel – tranquila e instável;
b) Maquiavel – violenta e instável;
c) Hobbes – tranquila e estável;
d) Montesquieu – tranquila e estável;
e) Montesquieu – violenta e estável;
10. Leia o texto a
seguir:
Althusser
afirma que, para que a produção sobreviva, é necessário que ela faça a
reprodução dos meios de produção. Tais meios de produção são formados pelas
forças produtivas e pelas relações de produção existentes. A reprodução da
força de trabalho se dá fora da empresa, e o meio material pelo qual ela se
reproduz é o salário. Assim, o salário é indispensável para a reconstituição da
força de trabalho do assalariado (vestimentas, alimentação, etc.), e também é
indispensável à educação das crianças.
Contudo,
não basta apenas fazer com que a força de trabalho se reproduza: ela deve ser
capaz de manusear as máquinas e equipamentos da empresa. Esta qualificação
ocorre através do sistema escolar capitalista, e é aqui – principalmente – que
entra a ideia de aparelho ideológico do estado. Na escola, além de ler e
escrever, aprende-se também as regras do bom comportamento, ou seja, aprende-se
a ser submisso à ordem vigente, fazendo com que os operários sejam submissos em
relação à ideologia dominante. Além da escola, também a Igreja e outros
aparelhos, como o Exército, são aparelhos ideológicos do Estado. Eles dominam
não pelo uso da força, e sim pelo uso da ideologia para manter a classe
dominante no poder. (Fonte: https://profmatheus.com/2009/10/31/os-aparelhos-ideologicos-do-estado/)
A partir do texto
acima e com base nas aulas, leia as afirmações abaixo:
I- O pensamento do
autor mencionado no texto coaduna-se ao pensamento liberal, opondo-se sobretudo
ao marxismo.
II- Segundo
Althusser, a escola – diferentemente da igreja e do exército – não representa um
aparelho ideológico do Estado.
III- A escola –
segundo o pensamento de Althusser – serve para “domesticar” os corpos, servindo
portanto aos interesses das classes dominantes.
Quanto às
afirmações acima, é correto dizer:
a) somente I e
II são falsas; b) somente I e
III são falsas; c) somente II e
III são falsas; |
d) I, II e III
são verdadeiras; e) I, II e III
são falsas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário