Translate

sexta-feira, 13 de julho de 2018

GABARITO DA PROVA DE SOCIOLOGIA - TURMA 101 - UNIVERSITÁRIO

UNIVERSITÁRIO - CACHOEIRINHA
PROVA DE SOCIOLOGIA (TURMA 101)
Professor Gilvan Teixeira
Blog: profgilvanteixeira.blogspot.com.br


01. Leia as afirmações abaixo:
I- No que tange à família, pode-se afirmar que a mesma sofreu pouca ou nenhuma modificação ao longo do tempo. A família vem se transformando ao longo do tempo.
II- Hoje, ao contrário do passado, a família é vista como fenômeno, sobretudo, “biológico” e não “cultural”. A família, hoje, é vista como fenômeno, sobretudo, “cultural”.
III- A ótica sobre a família, como um fenômeno “cultural”, a vê como uma instituição social rígida e pouco flexível.  Sob a ótica “cultural”, a família é vista como maleável e flexível.

02. Leia as afirmações a seguir:
I- A vida em sociedade pressupõe respeito às normas estabelecidas. Estas, em sua totalidade, estão consubstanciadas nos diplomas legais, como a Constituição. Existem normas morais, por exemplo, que não estão “positivadas”, ou seja, não estão no texto da lei.
II- São exemplos de organizações sociais: sindicatos, grêmios estudantis e ONGs.
III- As “leis morais”, ainda que nem sempre presentes na legislação, fazem parte do arcabouço de regras a ser respeitado pela coletividade.

03. Quanto à escravidão no Brasil, é correto afirmar:
I- predominou no Brasil Colonial e Imperial, especialmente em relação aos negros.
II- predominou no Brasil Colonial e Imperial, mas, oficialmente, estendeu-se pela primeira metade do século XX. Oficialmente, a escravidão findou no final do século XIX (com a Lei Áurea, em 1888).
III- predominou no Brasil Colonial e Imperial, mas, na prática, persistiu pelos períodos posteriores de nossa História.

04. No que tange à escravidão no Brasil, é correto dizer:
I- trata-se de uma “instituição” que perdurou ao longo de nossa história, sem grandes alterações, especialmente no campo do Direito. Tivemos profunda mudança legislativa, por exemplo. Hoje, a escravidão é vista como crime.
II- como “instituição”, não pode ser confundida com a “servidão”. Esta última previa, ao contrário da escravidão, alguns direitos aos trabalhadores.
III- hoje, trata-se de crime inafiançável e imprescritível.

05. Analise a imagem (atinente à teoria de Hobbes):
A partir da imagem, é correto afirmar:
Resposta: ilustra a teoria de que o “homem é lobo do próprio homem”, daí necessidade de um Estado forte. Lembrar que o autor foi um dos grandes teóricos do Absolutismo Monárquico.

06. Analise a imagem (brasão da Câmara de Cachoeirinha):
Resposta: representa o Poder Legislativo Municipal.

07. Leia as afirmações abaixo:
I- Estado e país são sinônimos, portanto marcados, sempre, pela presença de território, população e governo soberano; Estado e país nem sempre devem ser usados como “sinônimos”, afinal o Estado requer – diferentemente do país – “autonomia”, soberania. Lembrar, por exemplo, que a Groenlândia é um país, mas não um Estado.
II- O Brasil é um país, mas não um Estado, pois segue marcado pela dependência econômica em relação ao G-20; O Brasil é um Estado, pois soberano (ao menos, em tese...).
III- O número de Estados (países independentes) está consolidado desde a metade do século XVIII. Exemplo da afirmação acima é o Brasil. O número de Estados ao longo da história vem mudando. Exemplo disso é o Brasil, afinal até 1822 éramos colônia portuguesa e não um Estado.

08. Para Sociologia, “comunidade” e “sociedade”:
Resposta: são conceitos distintos, pois a “comunidade” está marcada pela presença de vínculos mais fortes (proximidade, confiança, solidariedade, etc.) do que o da “sociedade”;

09. Quanto à família, é correto afirmar:
* é a mais antiga instituição social;
* ao longo do tempo, passou por transformações;
* pode reforçar a intolerância, preconceito e discriminação;
* pode reforçar a tolerância, respeito e aceitação ao “diferente”;
Resposta: todas as alternativas estão corretas.

10. Leia as afirmações abaixo:
I- No estado do Rio Grande do Sul, o Executivo é representado pelo prefeito, enquanto o Judiciário pelo STF; No RS, o Executivo é representado pelo governador, enquanto o Judiciário pelo Tribunal Regional.
II- No município de Cachoeirinha, o Legislativo é representado pela Assembleia Legislativa, enquanto o Executivo pelo prefeito; No município, Legislativo é representado pela Câmara de Vereadores.
III- No Brasil, o Executivo é representado pelo presidente da República, enquanto o Legislativo pelo Congresso Nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário