Translate

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

GABARITO DA PROVA DO TERCEIRO ANO (TURMAS 31,32 E 33)


GABARITO DA PROVA DO TERCEIRO ANO (TURMAS 31,32 E 33)
Prof. Gilvan
 

OBS: Os erros estão em vermelho. As correções estão em azul.

I- Marque a alternativa correta: (vale 1,0 cada questão)

01. Leia as afirmações abaixo:
I- A temática da Campanha da Fraternidade de 2017, apesar de importante, mostra-se secundária diante de uma outra discussão: o exercício da cidadania. Este, especialmente num país em crise, tem deixado a desejar, devido, especialmente, aos obstáculos legais trazidos pela atual Constituição; (fundamental – desrespeito ao que está estabelecido na lei)
II- A teoria malthusiana trazia a ideia do descompasso entre a produção de alimentos e o crescimento populacional, ideia esta jamais confirmada, pois o ritmo de crescimento populacional, na Europa, por exemplo, decresceu, principalmente entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XX; (o ritmo caiu foi a partir da segunda metade do século XX, na Europa)
III- “Média” e “expectativa” de vida caminham, necessariamente, em direções opostas. Exemplo disso é o Brasil, pois enquanto a “expectativa” de vida tem se aproximado à dos países do Norte, nossa “média” de vida denuncia o subdesenvolvimento. (normalmente, caminham na mesma direção)
Quanto às afirmações acima, nenhuma das alternativas.

02. Leia as afirmações abaixo:
I- O crescimento vegetativo diz respeito à relação entre as taxas de natalidade e mortalidade. Será positivo quando as primeiras forem superiores às últimas, levando, necessariamente, ao aumento da população; (não necessariamente)
II- O Brasil, apesar de subdesenvolvido, guarda importantes semelhanças demográficas com os países do Norte, como a baixa taxa de fecundidade e a expectativa de vida da mulher superior à do homem;
III- Dentre os fatores que têm contribuído para a queda nas taxas de fecundidade da população brasileira, podemos elencar o processo de urbanização, um maior acesso à informação e aos meios anticonceptivos, bem como o ingresso da mulher no mercado de trabalho.
Quanto às afirmações acima, somente II e III são verdadeiras.

03. Analise a imagem abaixo.
Baseado na imagem ao lado, bem como nas aulas de Geografia, é correto afirmar:
I- O processo de urbanização no Brasil guarda profunda relação com o crescimento industrial do país, tendo se acentuado, principalmente, a partir da década de 1970.
II- O movimento feminista e o ingresso da mulher no mercado de trabalho contribuíram para mudança de paradigma quanto ao papel feminino na sociedade
III – Dentre as causas para o aumento da população urbana brasileira, podemos citar o chamado Êxodo Rural, fenômeno este hoje menos intenso do que na década de 1970, quando o país viveu seu ápice industrial e democrático. (país vivia a Ditadura Militar)
Quanto às afirmações acima, somente I e II são verdadeiras.

04. Observe o quadro abaixo.
Baseado nos dados ao lado e nas aulas de Geografia, é correto afirmar:
I- A população relativa da Índia, apesar de menor do que a da China, tende a ser a maior do mundo nos próximos anos. (maior)
II- O Brasil é mais populoso do que a Rússia, porém menos povoado do que os Estados Unidos.
III – O Canadá é mais populoso e povoado do que que o Cazaquistão. (menos povoado)
Quanto às afirmações acima, somente a II é verdadeira.

05.. Leia as afirmações abaixo:
I- O crescimento vegetativo é um dado mais abrangente do que a taxa geométrica de crescimento populacional, pois o primeiro diz respeito tanto às taxas de natalidade, quanto às de mortalidade. (menos)
II- A taxa de reposição tem decaído, principalmente, nos países desenvolvidos. O Brasil, apesar de pertencer ao Sul, vem apresentando, quanto ao ritmo de crescimento populacional muitas semelhanças com o Norte. (ela é permanente, de 2,1)
III- A expectativa de vida da mulher brasileira, diferentemente de sua média de vida, tem sido superior à do homem. Um dos fatores que vem contribuindo para esse quadro diz respeito à “cultura” de prevenção de doenças, mais comum ao universo feminino. (da mesma forma)
Quanto às afirmações acima, nenhuma das alternativas.

06. Analise os gráficos abaixo:
Com base nos gráficos acima e nas aulas de Geografia é correto afirmar:
I- Quanto ao “bônus demográfico” brasileiro, a Pirâmide que melhor o ilustra é a de 2000, enquanto ao do Japão é a de 2050. (2020 – 2004)
II- Quanto ao “bônus demográfico” japonês, a Pirâmide que melhor o ilustra é a de 2004, enquanto ao do Brasil é a de 2020.
III- Brasil e Japão têm em comum, quanto ao “bônus demográfico”, aspectos como o mesmo período histórico, o aproveitamento e as perspectivas. (não têm)
Quanto às afirmações acima, somente a II é verdadeira.

07. Com base nas Pirâmides etárias acima e nas aulas de Geografia, é correto afirmar:
I- As Pirâmides etárias acima trazem outros dados que não apenas os relacionados à idade da população, mas, também, a divisão por sexo, por exemplo.
II- O Japão, ao longo dos últimos cem anos de história, sempre apresentou uma pirâmide etária típica de um país com boa qualidade de vida. (há cem anos tinha uma pirâmide típica do subdesenvolvimento)
III- A longevidade da mulher no Japão, comparada à do homem, é menos acentuada do que a da mulher no Brasil. (mais)
Quanto às afirmações acima, somente a I é verdadeira.

08. Analise a charge abaixo.
Baseado na imagem ao lado e nas aulas de Geografia, é correto afirmar:
I- O discurso acerca do “rombo na Previdência” é tão somente ideológico, afinal não encontra eco na realidade. (também – encontra)
II- Dentre as causas para alegada crise na Previdência, podemos elencar a má gestão, privilégios classistas e a corrupção.
III – O trabalho informal é uma das principais saídas para o desemprego e equilíbrio das contas da Previdência. (aumenta o desequilíbrio)
Quanto às afirmações acima, somente a II é verdadeira.

09. Analise a “tira” abaixo:
Baseado na “tira” ao lado e nas aulas de Geografia, é correto afirmar:
I- A religião tem sido, historicamente, a principal razão para a ignorância e violência dos povos. (não é a principal)
II- A religião, da mesma forma que os meios de comunicação, representa, inevitavelmente, uma ameaça à razão e consciência crítica das pessoas. (ela pode contribuir para promover a consciência crítica, assim como os meios de comunicação)
III – A religião, assim como os meios de comunicação, pode servir para promover a paz e o bem-estar das pessoas.
Quanto às afirmações acima, somente a III é verdadeira.

10. Leia as afirmações abaixo:
I- O subdesenvolvimento da África e da Ásia guarda profunda relação com o processo de colonização de povoamento imposto aqueles continentes. (exploração)
II- A colonização europeia sobre África, Ásia, América e Oceania foi muito semelhante quanto à época, características, causas e consequências. (épocas distintas)
III- A colonização europeia sobre os continentes africano e asiático fomentou os conflitos internos e contribuiu para o subdesenvolvimento da maioria daqueles povos. 
Quanto às afirmações acima, somente a III é verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário