Translate

terça-feira, 17 de abril de 2012

CONFLITOS ARMADOS

CONFLITOS ARMADOS
Prof. Gilvan
Blog: profgilvanteixeira.blogspot.com

               

                Os conflitos armados, assim como as desigualdades sociais, acompanham a história da humanidade. Mesmo na Pré-história os homens já disputavam entre si espaços que pudessem lhes garantir a sobrevivência. Na Antiguidade, os litígios seguiram marcando a trajetória dos povos, não sendo incomuns conflitos como aqueles que envolveram, por exemplo, hebreus, assírios, babilônios, gregos (atenienses, espartanos, etc.) e romanos. O que dizer da Idade Média? Como esquecer das Cruzadas ou dos inúmeros conflitos envolvendo os senhores feudais? Sem falar, é claro, da famosa Guerra dos Cem Anos, tendo como principais protagonistas franceses e ingleses. Na Idade Moderna, por sua vez, o mundo assistiu ao encontro das civilizações europeia e pré-colombiana (ameríndios), com as incontáveis e trágicas consequências que acabaram por dizimar culturas inteiras, onde as armas estiveram associadas às doenças e à imposição do modo de vida “branco” em contraposição à fragilidade daqueles que viviam aquém-mar. Finalmente, a contemporaneidade trouxe consigo não apenas as ditas “luzes” da Revolução Francesa e do Iluminismo, mas, também, o recrudescimento de conflitos armados cada vez mais sangrentos e de maiores proporções como as duas Grandes Guerras. Vale lembrar, por exemplo, que desde o final da Guerra Fria (por volta de meados da década de 1980), foram contabilizados mais de 120 conflitos armados, principalmente nos continentes africano (África subsaariana) e asiático.

                As causas desencadeadoras dos conflitos armados são inúmeras, especialmente as de ordem ideológica, étnica, religiosa e política. Certamente, tais causas – em geral – não aparecem isoladas, mas interligadas, imbricadas. É temerário, por certo, tentar reduzir a maioria dos conflitos a tão somente uma ou outra causa. A maioria dos autores tem diferenciado, sem muita precisão, as seguintes formas de conflitos armados: guerrilha e terrorismo. Enquanto a primeira tem estado associada a uma espécie de conflito marcada pela oposição de um exército informal em relação a um exército regular (pago pelo Estado), onde em geral os alvos são “pontuais”, com preservação da população civil, o terrorismo – por sua vez – está marcado pela prática política de quem recorre à violência contra pessoas e/ou coisas como forma de chamar atenção para determinada causa, mesmo que para tanto sejam vitimadas pessoas sem qualquer espécie de envolvimento político ou ideológico.

                No Brasil, alguns grupos guerrilheiros marcaram a história do país. Exemplo disso foi a famosa “guerrilha do Araguaia”, onde algumas dezenas de pessoas ligadas ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) lutaram contra a ditadura que assolava o Brasil, ditadura esta responsável por inúmeros atos de censura, tortura e demais mazelas típicas de governos autoritários. Poucos sobreviveram à ação dos militares. Ainda hoje, familiares dos combatentes assassinados buscam pelas ossadas de seus entes queridos. Mais recentemente, alguns grupos guerrilheiros seguem lutando contra o que julgam injusto e inaceitável, com destaque para as FARCs (Colômbia) e o Hamas (Palestina).

3 comentários:

  1. Quero um resumo de Conflitos Armados
    Guera Civis
    Terrorismo
    Guerrilha
    Arpatheid
    Terrorismo de Estado e Ditaduras militares

    ResponderExcluir
  2. Quero um resumo de Conflitos Armados

    ResponderExcluir