Translate

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DISCURSO DE FORMATURA

DISCURSO DE FORMATURA EMEF GETÚLIO VARGAS
Gilvan


            Boa noite a todos! É com alegria que saúdo aos aqui presentes: autoridades, professores, funcionários, familiares, amigos e, principalmente, formandos da EJA da EMEF Getúlio Vargas. Ao contrário do que possa parecer, esta não é apenas mais uma noite. Ela é especial. Sim, é uma noite para ser inscrita na memória de muitos. A começar pela do que vos fala. Apesar do pouco tempo de “casa”, esta Escola já me é cara por tudo o que representa. Mais do que um local de trabalho, é o espaço onde tenho criado vínculos de respeito e de afeto. Um espaço privilegiado de “trocas”, onde mais do que ensinar, aprendo com cada aluno e com cada aluna. Aprendo com as diferenças. Aprendo com os mais jovens e o mais velhos. Com os que já são pais e com os que apenas filhos são. Aprendo com o sorriso franco e aberto, mas também com o semblante flagrantemente triste e preocupado. Aprendo com o que, aparentemente, aprende, mas também com o que parece não aprender. Aprendo com os quietos e com os inquietos. Aprendo com meus “iguais”, professores como eu, tanto os que aqui estão, como os que deixaram saudade: Lurdinha, Verinha, Luci, Cirineu... Quantos estímulos, quanta riqueza! Afinal, são as pessoas que fazem uma escola. Esta é feita de relações.

            Uma Formatura é mais do que um mero cerimonial. Especialmente uma Formatura como esta. É a prova de que somos positivamente teimosos. Teimamos em resistir aos incessantes apelos da vida para que desistamos. Teimamos em nadar contra a maré, contra o descaso de alguns entes públicos, contra a desigualdade de renda e de oportunidades, contra a exclusão e o preconceito. Teimamos em lutar contra as intempéries, contra o desânimo, contra o cansaço físico e da alma. Teimamos em aprender, apesar dos equívocos metodológicos e da falta de recursos mínimos para uma aula de qualidade. Teimamos em provar que na “periferia” também se aprende.

            Olhem para cada formando nesta noite. Não são “ilhas”. O sucesso deles é, também, o sucesso da Escola e da família, por exemplo. Parabéns a todos os que apoiaram, mesmo que indiretamente, o projeto de vida destes alunos. Aos que viam com desconfiança o esforço dos formandos, fica a lição: é necessário acreditar!

            Finalmente, lembro que a Formatura não é o “fim da linha”, mas tão-somente o início de novos desafios. O mundo está a exigir, cada vez mais, homens e mulheres que sejam competitivos, prontos para o trabalho, dispostos a aprender. Exige-se não apenas competências e habilidades mas, acima de tudo, ética, respeito, compromisso com a verdade, honestidade e responsabilidade. Espero, assim como todos os demais profissionais desta Escola, ter contribuído na formação não apenas intelectual destes formandos mas, principalmente, no preparo de verdadeiros cidadãos, comprometidos com o tempo e espaço coletivos, voltados para construção de uma sociedade menos injusta e mais fraterna. Feliz Natal a todos e um excelente 2012. Muito obrigado!

OBS: Agradeço aos alunos que escolheram este Professor como "paraninfo". Sucesso aos formandos!

Um comentário: