Translate

domingo, 25 de setembro de 2011

A arte de educar

A ARTE DE EDUCAR
Prof. Gilvan



            Alegam alguns que ser professor, hoje, é tarefa inglória. Defendem a tese de que lecionar é fonte de estresse e de incomodação. Isso, sem falar nos inúmeros trabalhos a serem levados para casa, nos baixos salários, etc, etc, etc. Contudo, a maior e mais freqüente reclamação dá-se em relação à sala de aula. A imagem que, não raras vezes fica, é a de uma arena. Ao invés dos leões, os alunos. O professor, coitado, diante dos olhares impiedosos em volta, resta-lhe apenas aguardar o trágico desfecho.

            Não que a profissão deixe de ter seus dissabores. Qual não os tem? Os problemas, por certo, existem. A tarefa é árdua. Um que outro pai incompreensível, a incômoda (e muitas vezes necessária...) burocracia dos cadernos de chamada, dos Planos de Estudo, do fechamento das “notas” e pareceres, da correção de provas e trabalhos, entre outros. Alguns finais de semana comprometidos, a renúncia ao convívio prazeroso com aqueles que se gosta, o cancelamento de viagens... Acima de tudo, talvez, o baixo rendimento daqueles colocados sob a responsabilidade do professor.

            Todavia, em que pese as agruras da profissão, educar reveste-se de uma encantadora magia. Por certo, as alegrias superam de longe as tristezas. Assim como o amor, a amizade, a honestidade... Um que outro sobressalto ou intempérie mostra-se insuficiente para colocar por terra tais virtudes. Bem aventurado o professor que, verdadeiramente, educa. A arte de educar envolve compromisso, respeito, crença no ser humano. Envolve coerência, dedicação, renúncia, humildade, estudo, incessante e permanente esforço na busca da criação e manutenção do vínculo com o educando. Este aprende, sobretudo, a partir da relação que se estabelece com o mestre. As múltiplas inteligências e diferentes formas de aprendizagem são, todas elas, tangenciadas pela qualidade e intensidade do vínculo. Não fosse a inexistência ou insignificância deste, muitos dos dissabores e queixas docentes passariam despercebidos.



Um comentário:

  1. A beleza e a complexidade da arte de educar é fazer parte
    do presente de pessoas que farão a diferença no restante de
    suas vidas de uma forma, muitas vezes,imperceptível mas que serão lembrados
    nos momentos mais inesperados trazidos do subconsciente em situações de
    ímpar relevância.
    aluna Sara turma B, Getúlio Vargas

    ResponderExcluir